terça-feira, 24 de maio de 2011

Seminário da Pastoral do Povo de Rua

Foi realizado no último dia 21 do corrênte mês o Iº Seminário Arquuidiocesano da Pastoral do Povo de Rua, no auditório da CNBB/Reg.NEII, na rua Dom Bosco, com a seguinte programação:

PROGRAMAÇÃO

08hs – Oração inicial
08hs30mim- Apresentação dos presentes
09hs – Partilha das experiências vividas com a população de rua do Grande Recife

10hs30min – Apresentação da Pastoral Nacional do povo de Rua
11hs15min – Debate
Propostas de articulação da Pastoral do Povo de Rua na Arquidiocese de Olinda e Recife
12hs15min – Avaliação
12hs30min – Encerramento

Foi trocado várias experiências com os grupos e paróquias que se fez presentes, e tivemos a presença do nosso Arcebispo Metropolitano Dom Antônio Fernando Saburido.
Dom Fernando Saburido:
A Arquidiocese de Olinda e Recife se preocupa com toda situação social e vem se articulando desde 2002 – 2005. Nós queremos aproveitar as experiências desses grupos e dessas pessoas que já fazem um trabalho nessa linha. Ex: Toca de Assis,  a Comunidade Caminho e outros.
O que mais quero é ajudar e encontrar um lugar ou construir um espaço, uma casa onde possamos trabalhar com essa população e amenizar a situação. A exemplo do Natal que foi um momento muito especial, tenho certeza  que esse ano será ainda melhor. É importante contar com parcerias e trocar experiências com os grupos e pessoas que em suas paróquias desenvolvem trabalhos com o povo da rua
 E que se dispõem a integrar o trabalho com a Arquidiocese junto a Comissão de Pastoral.
Nossa Igreja precisa resgatar essas pessoas e impulsionar-las ao crescimento. É preciso ter paciência, escutar os pobres, os mais necessitados e seguir os seguir os três passos mencionados aqui. Também é preciso fazer fóruns, debates, seminários e envolver o povo de rua.
É preciso criar um espaço de acolhimento, uma casa para os pobres, para o povo.
Quem sabe conseguimos construir a Casa do Pobre/Povo.
        
O que leva a pessoa a ir para a rua é a perca do vínculo. O que buscam? Estabelecer esse vínculo pedido na família e na sociedade.

O Seminário foi coordenado pelo Pe Luiz Vieira (Articulador da Pastoral do Povo de Rua) e teve a assessoria de Gladston (Coordenação da Pastoral do Povo de Rua no Nacional - Minas Gerais)

Gladston, Dom Fernando e Pe Luiz




TEXTO E FOTO: Vivian Santana - Agente de Pastoral/AOR (Coordenção da Cap Serviço, Caridade e Paz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário