Comissão Pastoral dos Pescadores


O Conselho Pastoral dos Pescadores é uma Pastoral Sociais ligada a Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade Solidária, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O CPP é composto por agentes pastorais, leigos, religiosos e padres comprometidos com o Serviço junto aos pescadores e pescadoras artesanais na construção de uma sociedade justa e solidária.

O trabalho pastoral com pescadores foi iniciado em 1968, nas praias de Olinda (PE), pelo Frei Alfredo Schnuettgen, OFM. Mais tarde o trabalho se espalhou para Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Em 1976 com apoio de Dom Helder Câmara, a Pastoral dos Pescadores foi reconhecida a nível nacional pela CNBB, tendo como coordenador e animador o próprio Frei Alfredo. Assim, a Pastoral dos Pescadores se expandiu para outros estados do Nordeste e outras regiões do país. Em 1988 o CPP tornou-se uma instituição com personalidade jurídica.
O órgão máximo é a Assembléia Geral, que se reúne ordinariamente a cada três anos. Outro espaço de decisão e encaminhamentos é o Conselho Nacional, que se reúne três vezes por ano e é composto pela diretoria, secretaria executiva e pelos representantes dos regionais do CPP: Norte (Pará/Amapá), Ceará, Bahia /Sergipe e Nordeste (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas). O atual presidente nacional do CPP é D. José Haring, bispo diocesano de Limoeiro do Norte (CE).
Missão:


Anunciar aos pescadores e as pescadoras a força libertadora do evangelho revelado aos pobres e através dele promover a transformação das estruturas geradoras de injustiça, tornando-os agentes de sua história e construtores de uma nova sociedade.

Objetivos:

I- Ser presença de gratuidade evangélica no meio dos pescadores e das pescadoras, cultivando assim as sementes do Reino que existe no meio deles e delas;
II- Movido pela força libertadora do Evangelho, colaborar com os pescadores e as pescadoras nos justos anseios de suas vidas, respeitando sua cultura, estimulando suas organizações, tendo em vista a libertação integral e a construção de uma nova sociedade;
III- Animar, formar e articular fraternalmente as pessoas que trabalham a serviço dos pescadores e das pescadoras nesta Pastoral;
IV- Lutar por todos os meios necessários para defesa e preservação do meio ambiente;

A espiritualidade do CPP tem suas raízes
na vida de Jesus. Os Evangelhos nos contam
que Jesus andava de olhos abertos pela sua
terra, deixava-se tocar pela fome das multidões,
pela doença de homens e mulheres,
pela exclusão dos leprosos.
Os agentes do CPP aprenderam com Jesus,
deixam tocar-se pela situação difícil dos pescadores
nas lagoas, rios e mares do Norte e Nordeste do Brasil,
se reúnem com eles para compreender sua situação
e juntos procuram saídas das necessidades.
A história do CPP conta como os pescadores
se tornaram pessoas orgulhosas e felizes por serem profissionais da pesca.
D. José Haring

Contato
Cood.: Severino Antônio
Fone: (81) 3432-0879
E-mail: cppne2@hotmail.com