Pastoral da Pessoa Idosa


Missão
A Pastoral da Pessoa Idosa tem como missão a promoção e a valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado à sua família e a comunidade. Através das ações de seus líderes comunitários que são capacitados para realizarem as visitas domiciliares às Pessoas Idosas. Zelar pela formação contínua dos lideres voluntários, que unem fé e vida.

Objetivo
Visita domiciliar às pessoas idosas com mais de 60 anos de idade, em especial àquelas em condições de fragilidade e situação de pobreza e abandono.

Diretrizes da Pastoral da Pessoa Idosa:
- Age de acordo com os objetivos fundamentais da República do Brasil de construir uma sociedade livre, justa e solidária (Artigo I da Constituição Federal).
Sua mística é inspirada na prática de Jesus, de realizar o projeto do Pai, de construir uma sociedade de partilha e solidariedade.
Identifica e capacita os líderes, os quais recebem o nome de Líder Comunitário, que, na condição de voluntários, são enviados em missão.
Desenvolve suas ações comunitárias de forma ecumênica e inter-religiosa, a fim de que vida, dignidade e esperança cheguem a todas as pessoas idosas, independentemente de sexo, etnia, cultura, e credo religioso.
Com a formação de redes comunitárias de líderes voluntários, que multiplicam o saber e a solidariedade fraterna, a Pastoral da Pessoa Idosa identifica na pessoa idosa a imagem e semelhança de Cristo, proporcionando-lhe dignidade, esperança e vida plena.
O lema da Pastoral da Pessoa Idosa baseia-se no versículo 12 do Salmo 90 (89): "Ensinai- nos a bem contar os nossos anos, e daí ao nosso coração sabedoria.

Metodologia
É baseada no evangelho de Marcos 6,34-44, sobre a multiplicação dos pães e peixes.
Organiza a comunidade e identifica lideres comunitários;
Promove a mística crista de fé e vida;
Os lideres multiplicam o saber e a solidariedade junto às pessoas idosas, suas famílias e na comunidade;
Cada líder capacitado visita mensalmente no máximo 10 pessoas idosas, acompanhando-as através de 8 indicadores próprios:
- Atividades físicas;
- Ingestão de líquidos;
- Vacina anual contra gripe;
- Vacina contra pneumonia a cada 5 anos;
- Prevenção de quedas;
- Identificação de incontinência urinária;
- Encaminhamento aos serviços de saúde;
- Identificação da pessoa idosa dependente
Mensalmente os Lideres de cada comunidade se encontram para uma reunião de avaliação e reflexão de sua missão na comunidade e para sua formação contínua. Nesta reunião é preenchida a FADI - Folha de Acompanhamento Domiciliar dos Idosos; Esses dados são processados e analisados.
"Não desprezes os ensinamentos dos anciãos, porque eles o aprenderam dos seus pais" (Eclo.8, 9); "Freqüenta a companhia dos anciãos, se encontrares algum sábio faz-te amigo dele" (Eclo.6, 34); porque "quão bela é a sabedoria" dos anciãos (Eclo.25, 5).

Funciona no: Centro Pastoral Arquidiocesano

End.: Av. Afonso Olindense, 1764 - Várzea, Recife/PE  
Coordenadora: Marluce Coelho da Silva 
Fone: (81) 3481-1447 / 8551-2220/9620-2711
E-mail: marlucecoelhosilva@hotmail.com