segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pastoral da Saúde e UFPE firmam parceria e lançam projeto piloto em Recife

Caríssimos irmãos e irmãs,

No próximo domingo dia 08 de agosto, às 17h00min, a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife, a Paróquia Bom Jesus do Arraial e a Universidade Federal de Pernambuco estarão lançando oficialmente o projeto “Rua Ideal – Comunidade Saudável”, em Casa Amarela.

O projeto irá elaborar com a população local alternativas viáveis para que o desenvolvimento do bairro aconteça de forma sustentável, bem como melhorar a qualidade de vida das pessoas e estimular que o poder público, a iniciativa privada e os próprios moradores criem caminhos e parcerias com vistas a uma comunidade saudável. Várias reuniões já aconteceram com moradores do bairro, integrantes de movimentos da paróquia e da Pastoral da Saúde.

A parceria terá a coordenação acadêmica das professoras Maria do Carmo Pimentel e Fernanda Villarouco, ambas do Centro de Ciências Biológicas da UFPE; a coordenação paroquial/ comunitária será do padre Josivan Sales (paróquia), de Vandson Holanda (Pastoral da Saúde AOR) e do prof. Sérgio Carvalho (Pastoral da Saúde paroquial).

O projeto “Rua Ideal – Comunidade Saudável” será desenvolvido em fases, sendo uma rua da paróquia a cada etapa, com o objetivo estratégico de melhorar em cada momento os resultados alcançados e a mobilização comunitária. Serão foco desse piloto arquidiocesano apenas as ruas da região paroquial do Bom Jesus do Arraial (antigo bairro Arraial Velho e hoje parte do bairro de Casa Amarela).

No primeiro momento serão capacitados 30 multiplicadores/ moradores da Rua Arnoldo Magalhães e suas duas travessas (próximo ao Sítio Trindade). Serão desenvolvidas de forma participativa oficinas, pesquisas, fóruns, planos estratégicos e outras atividades com vistas ao êxito dos trabalhos. Os trinta multiplicadores devem ser moradores da rua beneficiada da etapa ao passo que terão o compromisso de repassar o conhecimento e experiências adquiridas.

Professores e estudantes de vários departamentos da UFPE participarão do projeto.

O lançamento da parceria será logo após a missa das 17h00min do domingo 08 de agosto no salão paroquial (Estrada do Arraial, sn, Casa Amarela, Recife - PE) e contará com a participação de professores da universidade e de diretores da pró-reitoria de extensão.

Para mais informações,


Secretaria Paroquial/ Pe. Josivan Sales
3268-4911

Vandson Holanda
(vandsonholanda@uol.com.br)

Profa. Maria do Carmo (Coordenadora acadêmica do Projeto / Centro de Ciências Biológicas)
2126-8355/ 8540 (UFPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário