segunda-feira, 21 de maio de 2012

2º Módulo da Escola Arquidiocesana de Fé e Política Pe Antônio Henrique

Neste último fina de semana foi realizado o 2º Módulo da Escola Arquidiocesana de Fé e Política Pe Antônio Henrique, no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital na Várzea. No sábado foi estudado o Conceito de Fé e Política onde tivemos por assessor Prof. Hamilton Costa.
Diante da fé e da realidade vivenciada hoje fica difícil ver no outro a semelhança de Deus e ao mesmo tempo temos consciência de que somos Imagem e Semelhança de Deus, portanto somos irmãos e temos o compromisso de viver na prática essa semelhança, esse amor, por a fé como instrumento de partilha, de caridade e de espiritualidade. A fé é algo que vive conosco, vem do espírito para levar ao outro Jesus Cristo.  Quando eu olho no olho do outro e vejo o Cristo, eu não posso ter medo do meu irmão, eu devo olhar no outro e viver uma fé como se o outro fosse eu mesmo.  A fé é a resposta dos homens e mulheres ao encontro com Deus. Não fui Eu que escolhi mais Ele que mim escolheu.  A exemplo dos discípulos de Emaús.
Para finalizar o dia de hoje lembramos a memória de Padre Henrique. Livro Agua Branda de Lurildo Ribeiro Saraiva. (Nos tempos da Ditadura Civil Militar); Amigo e companheiro de Padre Henrique e de Dom Hélder Câmara.
Fala de Dom Hélder em seu discurso ao chegar ao Recife:  “encontrarão na minha pessoa um Pastor disposto a ouvir e compreender os problemas de todos, mas, por desígnio cristão, serão os pobres que terão em mim o maior apoio e o maior amor, pois são eles os preferidos de Deus”;  “a minha casa estará aberta a todos”.
No Domingo vimos Doutrina Social da Igreja, onde tivemos por assessor o Prof. Aderson Viana.
DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA – Leitura de um texto do Pe. Alfr edo J. Gonçalves, CS (Alfredinho).  DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA –  HISTÓRIA EDESAFIOS.
A expressão Doutrina Social da Igreja (DSI) designa o conjunto de escritos e mensagens – cartas, encíclicas, exortações, pronunciamentos, declarações – que compõem o pensamento do magistério católicos a respeito da chamada “questão social”. Mas não basta conhecer os documentos reunidos sob essa denominação. O estudo da DSI coloca-nos diante de uma tarefa bem mais exigente em suas implicações e desafios. Trata-se, no fundo, de recriar para os dias atuais, a dimensão  sócio-política da Boa Nova de Jesus Cristo.
Um rápido olhar sobre dois textos bíblicos que pode nos dar uma idéia do que significa retomar o estudo sobre a Doutrina Social da Igreja. Tudo isso ficará ainda mais evidente em episódios como o Bom Samaritanos (Lc 11, 1-4); (Mt 9,35-38); a narração do Juízo Final (Lc 10,25-37); (Mt 25,31-46); ou os retratos das primeiras comunidades cristãs (At 2,42-47; 4,32-37). O Evangelho tem como centralidade inquestionável a preocupação com o Reino de Deus, por outro, no coração do Reino encontra-se os pobres em prediletos de Deus.

FONTE: Texto: Vivian Santana e Madalena Santos
              Foto: Vivian Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário