domingo, 1 de abril de 2012

VIA SACRA DA FRATERNIDADE PELAS RUAS DO CENTRO DO RECIFE


12ª VIA SACRA DA FRATERNIDADE, um evento com grande envolvimento popular, no centro comercial da capital pernambucana,  na quarta-feira  da Semana Santa, com  o comércio aberto e em colaboração com ele.
 Dinâmica de realização:·         6h da manhã - CONCENTRAÇÃO, no Pátio de São Pedro, para orações e entrega de doações;·         8h - Início da VIA SACRA, percorrendo ruas, praças e avenidas do Recife, terminando com a celebração da Santa Missa, na Basílica do Carmo (Pátio do Carmo).

PERCURSO DA CAMINHADA
01ª Estação Pátio de São Pedro
02ª Estação Pátio do Carmo(Pastoral da Saúde)
03ª Estação Camboa do Carmo(pastoral da sobriedade)
04ª Estação Camboa do Carmo(pastoral Carcerária )
05ª Estação Frei Caneca (pastoral da criança)
06ª Estação Concórdia (pastoral da Aides)
07ª Estação Rua Nova(Pastoral Social)
08ª Estação Rua Nova
09ª Estação Praça da Independência(Vereadores do Recife)
10ª Estação Rua Rosário dos Pretos(pastoral da Pessoa Idosa)
11ª Estação Rua Duque de Caxias
12ª Estação Rua Duque de Caxias
13ª Estação Pátio do Livramento(pastoral das Famílias)
14ª Estação Pátio do Livramento (Bote Fé)

Todos com as camisas da sua pastoral e seus movimentos 

O QUE É A VIA-SACRA DA FRATERNIDADE?

É uma caminhada de reflexão sobre os mistérios da Paixão e Morte de Jesus, que é realizada na Quarta-Feira de Trevas, durante a Semana Santa, este ano marcada para o próximo a manhã do próximo dia 20 de abril, que se encerrará na Basílica do Carmo, no centro do Recife.

É um evento que envolve casas comerciais, igrejas e empresas situadas no percurso, no bairro de Sto. Antônio. Cada “Estação” da Via Sacra, das 14 que compõem a seqüência de reflexões, é realizada em um diferente local, previamente escolhido.

Este ano, teremos a 12ª  edição da Via-Sacra da Fraternidade, com o tema da Campanha da Fraternidade 2012, da CNBB: “Fraternidade e Saúde Pública”. A concentração vai ser no Pátio de São Pedro, onde acontece a acolhida, com orações e cantos. Também aí começa a coleta material de higiene pessoal e alimentos para os idosos do Abrigo Cristo Redentor.  No Pátio de São Pedro estará estacionado o veículo que estará recolhendo os donativos.

As casas comerciais,  livrarias católicas e  igrejas existentes  no percurso,  num total de catorze locais, acolherão  a VIA SACRA, para que se faça em cada uma delas, a reflexão de uma das "Estações" da Via Sacra. Essas "estações" serão identificadas por um "banner" assinalando a passagem bíblico a ser refletido e por um pequeno "altar", com velas, crucifixos, etc.
Uma grande e pesada cruz de madeira de 100 Kg  será carregada de uma estação para outra, por diferentes grupos de idosos, mulheres, viúvas, estudantes, funcionários públicos, homens, desempregados, etc. A cruz tem sido sempre um elemento visual que chama muito a atenção nesta Via-Sacra, que atrai gente que quer rezar em clima de Semana Santa.

Com a chegada prevista para as 11:30 horas, haverá a Missa de encerramento na Basílica do Carmo, no centro do Recife, presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido.

A Via-Sacra nas ruas é um momento de evangelização para quem vai acompanhá-la e para quem tiver contato com ela em sua passagem. É um sinal de nossa fé em Jesus Cristo Salvador, no coração da cidade do Recife.


Um povo em via sacra


A quarta-feira santa no Recife vai ser marcada pela Via Sacra da Fraternidade, celebrada nas ruas do centro da cidade, em sua 12ª edição. Vem sendo realizada a cada ano em dia de atividades normais (como é a quarta-feira santa), nas ruas de maior fluxo popular do centro da capital pernambucana, com o comércio aberto e, o melhor, em colaboração com ele. A concentração começa às 6 horas da manhã. no Pátio de São Pedro, palco de grandes manifestações culturais da cidade.

Às 8 da matina, sai a Via Sacra, fazendo paradas nas 14 estações em frente a lojas e igrejas no percurso. As casas comerciais, livrarias católicas e igrejas responsáveis pelas paradas colocam faixas no local, altarzinho e participam nas orações. A Via Sacra da fraternidade não somente tem contado com um grande acompanhamento popular, como também com uma franca adesão do comércio. Basta dizer que quando a caminhada passa, comerciantes, comerciários e consumidores suspendem as atividades e visivelmente participam dos cantos e das orações.

E qual seria o objetivo de uma iniciativa como essa, fora do ambiente paroquial e realizada asso, quando a população está nas compras, ocupando-se em tantos afazeres e negócios? A razão é simples: queremos envolver o centro da cidade no clima da Semana Santa. Lembrar à população que estaremos na grande semana do cristianismo, tempo sagrado de tantas e belas celebrações que nos põem com contato com o mistério da cruz, morte e ressurreição de Jesus Salvador. Para a AMA (Associação Missionária Amanhecer) que promove esse evento, a Via Sacra é, antes de mais nada, um gesto missionário. O espírito missionário nos empenha em tudo fazer para levar aos outros a mensagem de salvação do Evangelho.

A Via Sacra é o caminho da cruz, acompanhando o Senhor na sua paixão e morte. A gente acompanha o drama da paixão, relê o evangelho da morte e ressurreição a partir de gestos, palavras e cenas que nos fazem refletir e rezar. E a Campanha da Fraternidade nos ajuda a entender a paixão de Jesus nos dramas do povo sofredor. Neste ano, a Via Sacra da fraternidade do Recife vai rezar com o mote da Saúde: a promoção da saúde, o cuidado com os doentes, o compromisso com um SUS de qualidade, o atendimento que respeite a dignidade da pessoa humana.

O clamor dos crucificados de hoje desafia nossa consciência de cristãos. Em que medida as nossas comunidades, os nossos projetos pastorais, a nossa vida de Igreja estão nos levando a construir uma sociedade preocupada com a saúde dos cidadãos e com um tratamento digno e decente nas situações de doença? Coisa pra gente pensar e mudar, acompanhando a Via Sacra da fraternidade em nossas comunidades ou no centro do Recife, na próxima quarta-feira santa, dia 04 de abril.





Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Diretor da Associação Missionária Amanhecer (AMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário