sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

COLETA ESPECIAL – Arquidiocese de Olinda e Recife – S.O.S. Rio


ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE


Recife, 17 de janeiro de 2011,
Memória de Santo Antão.



Caríssimos irmãos:

Párocos
Administradores Paroquiais
Superiores das Congregações Religiosas
Capelães


Estamos acompanhando, com pesar, através da imprensa, as notícias da tragédia que se abateu nas regiões serranas do Rio de Janeiro, nos últimos dias. Já passa de 600 o número de corpos encontrados, muitos deles ainda insepultos, por falta de identificação. É muito grande o número de famílias desabrigadas ou isoladas pela dificuldade de acesso.
As regiões afetadas abrangem as dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, cujos bispos são Dom Edney Gouvêa Mattoso e Dom Filippo Santoro. Conversei, por telefone, com Dom Filippo e este me falou da gravidade da situação, especialmente nas populosas cidades de Petrópolis e Teresópolis, no território de sua Igreja Particular.
Naturalmente, não podemos ficar indiferentes a esta situação e, em reunião realizada na Cúria Arquidiocesana, na última sexta-feira – dia 14, com representantes da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e Comissão para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, cujo Presidente é o Padre Francisco, MSF decidimos:

1. Abrir uma conta no Banco do Brasil em nome da ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE – SOS RIO – Conta Corrente 10.2011-0 – Agência 3612-9 -CNPJ: 09.576.859 / 0001-08 e disponibilizá-la para depósitos que serão enviados, através do Bispo Diocesano local, para as famílias mais necessitadas.

2. Realizar uma COLETA ESPECIAL para esta finalidade, no próximo domingo 23 de janeiro de 2011. O valor arrecadado deverá ser depositado na conta acima, o mais breve possível.

3. Por enquanto, não pretendemos fazer campanha de alimentos não perecíveis e roupas novas e usadas, devido às dificuldades para o transporte do material até as áreas atingidas. Acreditamos, também, que esta campanha será mais eficaz no Estado do Rio de Janeiro e adjacências que, inclusive, possuem um poder aquisitivo mais elevado.

4. Hoje, dia 21 de janeiro, às 9 horas, na sede da Cúria Arquidiocesana faremos uma segunda reunião, mais ampla, visando estender a campanha para empresários, clubes de serviço, Igrejas e outras instituições, além de discutir a viabilidade da coleta de mantimentos.

Peço, portanto, aos caríssimos irmãos presbíteros que divulguem a iniciativa e procurem motivar as pessoas para a colaboração, especialmente para a Coleta Especial do domingo 23 de janeiro próximo.

Agradecido, firmo-me, atenciosamente,


Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário