terça-feira, 13 de agosto de 2013

Arquidiocese firma parceria com a OAB-PE e apoia Reforma Política

A Arquidiocese de Olinda e Recife foi convidada pela Ordem dos Advogados do Brasil  Secção Pernambuco (OAB-PE) para participar da campanha Eleições Limpas. A parceria busca recolher assinaturas de eleitores para o projeto de lei de iniciativa popular que propõem uma Reforma Política. Para que a proposta chegue ao Congresso é necessário cerca de 1,5 milhão de assinaturas.
De acordo com o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Alves, a ideia de procurar o arcebispo metropolitano foi para que se repita no Estado a adesão da Igreja. “Queremos replicar a parceria que a OAB federal firmou com a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). A sociedade clama por mudanças e está descrente que os políticos as promovam”, disse.
O religioso afirmou que a arquidiocese se empenhará na coleta dos assinaturas e lembrou que as parcerias com a Ordem dos Advogados do Brasil têm sido constantes. “Nós já estivemos unidos à OAB por diversas vezes. Destaco a implantação do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral ocorrida por duas vezes. A finalidade da iniciativa é receber denúncias sobre as campanhas eleitorais e encaminhá-las à OAB para que as providências jurídicas sejam tomadas. Queremos dar continuidade ao projeto a cada nova eleição, sobretudo com a divulgação dos resultados”, ressaltou o arcebispo.
OAB-ELEIÇÕES-LIMPASDom Fernando convidou Pedro Henrique para a próxima Reunião do Clero no dia 20 de agosto, no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Na ocasião, o presidente fará a divulgação da campanha e entregará os formulários aos sacerdotes. A ideia é que os padres possam conscientizar os fiéis sobre a Reforma Política para que eles possam aderir ao projeto.  ”O apoio da arquidiocese é imprescindível. Ela contribuirá com a sua credibilidade e operacionalidade na distribuição dos formulários nas paróquias”, explicou o presidente.
Pesquisa - O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) encomendou pesquisa ao Ibope para saber a opinião dos eleitores em relação à Reforma Política. O resultado revelou que 85% dos entrevistados são a favor e 84% acreditam que se aprovada, ela deve ser implementada já nas eleições de 2014.  O instituto ouviu 1.500 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 27 e 30 de julho.  A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Resultado da Pesquisa Ibope.

Da Assessoria de Comunicação AOR

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Prot. GAM-C-127/2013                                                                   Recife, 06 de agosto de 2013. Referência: Auxílio aos irmãos e irmãs dos Coelhos.   

Caríssimos padres e diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, homens e mulheres de boa vontade, 
Muitos irmãos e irmãs nossos, residentes na comunidade do Campinho, no bairro dos Coelhos, área central do Recife, foram vítimas de um grande incêndio e não podemos ficar alheios à tamanha dor. Tive a oportunidade de verificar os estragos e não conseguimos equacionar a dor e o desespero de mais de 100 famílias que perderam o pouco que tinham, ou seja, perderam tudo.  Neste dia solene da Transfiguração do Senhor, ouvimos no Evangelho a atenção de Pedro em querer fazer três tendas para oferecer a Jesus, Moisés e Elias um fraterno acolhimento.
Sejamos solidários a estes irmãos e irmãs desabrigados e a eles prestemos nosso socorro, com DOAÇÕES de alimentos, especialmente leite, roupas e material de higiene pessoal.  As doações podem ser entregues na Cúria Metropolitana (Av. Rui Barbosa, 409 – Graças), na Igreja da Boa Vista (Praça Maciel Pinheiro, s/n) e na sede do Movimento Pró-Criança (Rua dos Coelhos, 317). Nenhuma doação, por simples que seja, deixará de ter sua recompensa. A todos o Senhor abençoe e enriqueça com sua graça.
 
Fraternalmente,   
 
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
 Arcebispo Metropolitano

Missa em Ação de Graças marca os 20 anos do Movimento Pró-Criança

Gratidão foi o sentimento que marcou a Missa em Ação de Graças pelos 20 anos do Movimento Pró-Criança, nesta quarta-feira (7). Crianças e adolescentes atendidos pela instituição, educadores, diretores e parceiros lotaram a Igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife, para participar da celebração presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. O religioso destacou a importância do movimento como exemplo de missão da Igreja que deve cuidar sempre dos mais vulneráveis.
Em sua homilia, dom Fernando relembrou a criação do Movimento Pró-Criança há duas décadas e ressaltou o empenho e a confiança do então arcebispo dom José Cardoso Sobrinho. “A aposta de dom José se tornou uma bênção para todos”, declarou. Dom Saburido reforçou aos presentes a importância de continuar persistindo no trabalho em favor das crianças e adolescentes caídos. “Temos que continuar esta missão para que muitos jovens tenham um verdadeiro lar e possam, por meio da arte, do estudo e do trabalho, ter uma vida digna”, afirmou.
Dom Fernando agradeceu a direção do Pró-Criança, que durante esses 20 anos vem lutando para garantir mais igualdade social. “Somos gratos também aos diversos parceiros que reconhecem os frutos deste trabalho e nos ajudam multiplicando as possibilidades de atendimento aos mais necessitados”, disse o arcebispo. “Que todos os dias reconheçamos que somos meramente instrumentos de Deus em favor do outro, pois é Ele quem tudo faz”, completou.
DSCN9239Histórico - Fundado em 27 de julho de 1993 por D. José Cardoso Sobrinho, o Movimento Pró-Criança (MPC) é uma entidade sem fins lucrativos, ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife, que visa minimizar as dificuldades vivenciadas pelos jovens carentes da RMR através de trabalhos sociais. A implantação do MPC foi motivada pelo grande número de crianças e adolescentes em situação de miséria e abandono e pela necessidade de unir esforços para a mudança dessa realidade.
O resultado do trabalho desenvolvido pelo MPC se revela nos dados divulgados pelo Centro Interuniversitário de Estudos da América Latina (CIELA) que apontam para a diminuição do número de crimes praticados por adolescentes no Estado de Pernambuco. De acordo com o CIELA entre 1992 e 1999, o índice caiu de 1.649 para 314, enquanto no resto do país sofreu considerável aumento. Entre as causas apontadas para essa diminuição estão as ações desenvolvidas pelo Pró-Criança.
Atualmente, o movimento conta com três unidades: uma no bairro dos Coelhos, uma no Bairro do Recife e outra em Piedade, Jaboatão dos Guararapes.
Da Assessoria de Comunicação AOR