quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Missa em Ação de Graças marca os 20 anos do Movimento Pró-Criança

Gratidão foi o sentimento que marcou a Missa em Ação de Graças pelos 20 anos do Movimento Pró-Criança, nesta quarta-feira (7). Crianças e adolescentes atendidos pela instituição, educadores, diretores e parceiros lotaram a Igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife, para participar da celebração presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. O religioso destacou a importância do movimento como exemplo de missão da Igreja que deve cuidar sempre dos mais vulneráveis.
Em sua homilia, dom Fernando relembrou a criação do Movimento Pró-Criança há duas décadas e ressaltou o empenho e a confiança do então arcebispo dom José Cardoso Sobrinho. “A aposta de dom José se tornou uma bênção para todos”, declarou. Dom Saburido reforçou aos presentes a importância de continuar persistindo no trabalho em favor das crianças e adolescentes caídos. “Temos que continuar esta missão para que muitos jovens tenham um verdadeiro lar e possam, por meio da arte, do estudo e do trabalho, ter uma vida digna”, afirmou.
Dom Fernando agradeceu a direção do Pró-Criança, que durante esses 20 anos vem lutando para garantir mais igualdade social. “Somos gratos também aos diversos parceiros que reconhecem os frutos deste trabalho e nos ajudam multiplicando as possibilidades de atendimento aos mais necessitados”, disse o arcebispo. “Que todos os dias reconheçamos que somos meramente instrumentos de Deus em favor do outro, pois é Ele quem tudo faz”, completou.
DSCN9239Histórico - Fundado em 27 de julho de 1993 por D. José Cardoso Sobrinho, o Movimento Pró-Criança (MPC) é uma entidade sem fins lucrativos, ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife, que visa minimizar as dificuldades vivenciadas pelos jovens carentes da RMR através de trabalhos sociais. A implantação do MPC foi motivada pelo grande número de crianças e adolescentes em situação de miséria e abandono e pela necessidade de unir esforços para a mudança dessa realidade.
O resultado do trabalho desenvolvido pelo MPC se revela nos dados divulgados pelo Centro Interuniversitário de Estudos da América Latina (CIELA) que apontam para a diminuição do número de crimes praticados por adolescentes no Estado de Pernambuco. De acordo com o CIELA entre 1992 e 1999, o índice caiu de 1.649 para 314, enquanto no resto do país sofreu considerável aumento. Entre as causas apontadas para essa diminuição estão as ações desenvolvidas pelo Pró-Criança.
Atualmente, o movimento conta com três unidades: uma no bairro dos Coelhos, uma no Bairro do Recife e outra em Piedade, Jaboatão dos Guararapes.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário