segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pescadores do Estado estão na expectativa pela aprovação da Lei da Pesca

29/06/2011Da Redação do pe360graus.

Com A lei, que está na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deve trazer benefícios para os que vivem da pesca, tanto na capital quanto no interiorQuem trabalha e vive da pesca em Pernambuco está na expectativa da aprovação da Lei da Pesca, que deve trazer benefícios para organizar o setor no Estado. A lei, que está na Assembleia Legislativa de Pernambuco, chega em um momento importante, já que a quantidade da coleta está diminuindo, o que preocupa os pescadores.



Segundo o representante da Colônia de Pescadores — que fica em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, e conta com dois mil pescadores associados — a poluição é apenas uma das causas. “Tem a poluição, a falta de estrutura de comercialização e armazenamento de pescado e falta de novas tecnologias. Por iniciativa do pescador, inserimos, há três meses, na Assembleia Legislativa uma lei que vai ordenar o setor da pesca e da aquicultura no Estado de Pernambuco”, diz.



O chefe de Pesca e Aquicultura de Pernambuco, Roberto Maurício,explica o que a lei pode fazer para ajudar os pescadores. “Basicamente, seria o ordenamento da pesca no Estado. É a primeira lei que tem o sentido de balizar todas as ações da pesca. Seria um fórum onde todas as atividades, não só do pescador artesanal, do agricultor e das empresas, passarão por essa lei, que está no arremate final, na iminência de ser preparada para ser levada ao governador Eduardo Campos”, afirma.



O representante da colônia de pescadores ressalta os benefícios que essa lei pode trazer. “É na criação de estruturas que funcionem, como o Mercado do Peixe e cooperativas para explorar a produção da gente tanto aqui [na capital] como no interior. Essa Lei da Pesca foi debatida pelo pessoal do Litoral Norte, do Litoral Sul, Região Metropolitana, Agreste e Sertão. O pescador discutiu o texto da lei e mandou para nós que fazemos parte do Comitê do Conselho de Pesca e com muitas reivindicações e alterações porque essa lei foi baseada no trabalho da Academia e a gente queria colocá-la na realidade nossa”, conta.



Roberto Maurício destaca os benefícios que o governo dá para os pescadores que estão iniciando e querem se organizar em cooperativas. “A gente faz um trabalho de apoio na organização de novos pescadores, isso a partir de treinamentos, cursos, dias de campo, que é uma visita onde está a produção. O Pró-Rural estuda caso a caso e há um incentivo [financeiro], através da Secretaria.